E.B Pachukanis: Algumas ideias

E.B Pachukanis: Algumas ideias



E.B Pachukanis foi um jurista e teórico da sociedade soviético. Ele é mais conhecido por seu livro "Teoria geral do Direito e Marxismo-Leninismo", publicado em 1924. Neste livro, Pachukanis argumenta que o direito é uma expressão da relação social de produção na sociedade capitalista e que, com a revolução socialista, ao atingir o comunismo o direito seria superado.

Os principais conceitos centrais de Pachukanis incluem a ideia de que o direito é uma forma de regulamentação da relação social de produção, e que com a revolução socialista, a necessidade de regulamentação desapareceria. Ele também desenvolveu a ideia de que a mercadoria é a forma básica da sociedade capitalista e que a relação entre as mercadorias é a base da formação do direito.

K. Marx argumenta que a mercadoria é o resultado da relação de trabalho alienado, Pachukanis argumenta que a relação entre as mercadorias é a base da formação do direito. Ambos também concordam que a superação da sociedade capitalista é necessária para superar a forma de mercadoria.

E.B. Pachukanis argumenta que existe uma relação entre a pena e o preço na sociedade capitalista. Ele argumenta que a pena é uma forma de regulamentação da relação social de produção e que a pena é utilizada como meio para manter a ordem social e proteger os interesses dos proprietários de meios de produção.

Além disso, Pachukanis argumenta que a pena é utilizada como meio para garantir que o mercado funcione corretamente, pois a pena é utilizada para reprimir as ações dos comerciantes que ameaçam os interesses dos proprietários de meios de produção. Ele argumenta que a pena é utilizada como meio para garantir que os comerciantes continuem a vender suas mercadorias a um preço alto. A pena é utilizada como meio para garantir a acumulação de capital e para garantir que o mercado funcione corretamente, e que essa relação entre a pena e o preço é uma expressão da relação social de produção na sociedade capitalista

Os principais tópicos do livro "Teoria geral do Direito e Marxismo-Leninismo" de E.B. Pachukanis incluem:

A relação entre o direito e a relação social de produção: Pachukanis argumenta que o direito é uma expressão da relação social de produção na sociedade capitalista e que a mudança da relação social de produção levaria à mudança do direito.

A forma da mercadoria: Pachukanis desenvolve a ideia de que a mercadoria é a forma básica da sociedade capitalista e que a relação entre as mercadorias é a base da formação do direito.

A natureza do direito: Pachukanis argumenta que o direito é uma forma de regulamentação da relação social de produção e que com a revolução socialista, a necessidade de regulamentação desapareceria.

A relação entre o direito e o Estado: Pachukanis argumenta que o Estado é uma expressão da relação social de produção e que com a revolução socialista, o Estado seria superado.

A relação entre o direito e a propriedade: Pachukanis argumenta que a propriedade é uma forma de regulamentação da relação social de produção e que com a revolução socialista, a propriedade seria superada.

A relação entre o direito e a história: Pachukanis argumenta que o direito é uma expressão da história e que a história é a história da luta de classes

Postar um comentário

0 Comentários