Autodeterminação para V. lenin
Para o líder revolucionário russo Vladimir Lenin, a autodeterminação das nações era uma questão importante na luta pelo socialismo. Ele acreditava que as nações oprimidas precisavam de direito de autodeterminação para alcançar a liberdade e a igualdade.
Lenin argumentava que as nações oprimidas não podiam ser libertadas sem a luta pela sua autodeterminação, pois as potências imperialistas usavam a opressão nacional como um meio de dividir e dominar os trabalhadores e os camponeses desses países.
Ele também defendia que a autodeterminação das nações era uma condição prévia para a construção do socialismo em uma determinada nação, pois sem ela, o povo não poderia controlar os recursos e as instituições do seu próprio país.
Além disso, ele argumentava que a luta pela autodeterminação das nações poderia ser uma importante aliança estratégica para a classe trabalhadora, pois poderia contribuir para a união dos trabalhadores e camponeses de diferentes nações na luta contra o imperialismo e o capitalismo.
Para entender outras questões de Lênin, veja nosso vídeo:
0 Comentários