Vladimir Ilyich LENIN: As Três Fontes e as Três partes Constitutivas do Marxismo

 

Vladimir Ilyich LENIN: As Três Fontes e as Três partes Constitutivas do Marxismo


"As Três Fontes e as Três Partes Constitutivas do Marxismo" é um texto escrito por Vladimir Ilyich Lênin em 1913. Neste texto, Lênin discute as origens e as características do marxismo, identificando três fontes e três partes constitutivas que o compõem.

As três fontes do marxismo, de acordo com Lênin, são: o materialismo filosófico de Feuerbach junto da dialética de Hegel e outros pensadores, a economia política clássica de Adam Smith, David Ricardo e outros, e o socialismo francês, especialmente a obra de Saint-Simon, Fourier e Proudhon.

As três partes constitutivas do marxismo, segundo Lênin, são: a teoria econômica (ou materialista) de Marx, a teoria do materialismo histórico e a teoria da ditadura do proletariado.

A teoria econômica de Marx, também conhecida como teoria marxista da mais-valia, é uma análise da exploração dos trabalhadores pelo capitalismo e da acumulação de capital. A teoria do materialismo histórico afirma que a história da humanidade é determinada pelas condições materiais em que as pessoas vivem, como a produção e a distribuição de bens materiais. A teoria da ditadura do proletariado defende que a classe trabalhadora precisa assumir o poder político para construir uma sociedade socialista sem classes.

Lênin argumentava que a combinação dessas três partes constitutivas, baseadas nas três fontes do marxismo, formam o marxismo como uma teoria científica e revolucionária. Ele acreditava que o marxismo era a melhor ferramenta para a classe trabalhadora na luta contra o capitalismo e na construção de uma sociedade socialista.

"As Três Fontes e as Três Partes Constitutivas do Marxismo" é considerado um dos textos mais importantes de Lênin e uma contribuição significativa para a teoria marxista

Postar um comentário

0 Comentários