Michael Löwy | Um outro Marxismo é necessário?

 Michael Löwy | Um outro Marxismo é necessário?



Michael Löwy é um sociólogo e filósofo marxista franco-brasileiro, nascido em 1938, em São Paulo. Ele é conhecido por suas contribuições na área da teoria crítica, ecossocialismo, marxismo e estudos culturais.

Löwy cresceu em uma família de origem judaica, que fugiu da Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1958, mudou-se para Paris para estudar filosofia na Sorbonne, onde se envolveu com grupos trotskistas e se tornou ativo na política. Ele posteriormente obteve seu doutorado em sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, também em Paris.

Löwy é professor emérito de sociologia na Universidade de Paris e também atuou como diretor de pesquisa do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), na França.

Entre suas principais obras, destacam-se  "A Guerra dos Deuses: Religião e Política na América Latina" (1999), "Ecosocialismo: a alternativa radical a uma crise global" (2005), "O Marxismo na América Latina" (2007), "A Teoria da Revolução no Jovem Marx" (2012) e "Romantismo e Messianismo: Ensaios sobre Lukács e Walter Benjamin" (2018).

Löwy é conhecido por suas contribuições ao pensamento ecossocialista, que propõe uma crítica ao capitalismo a partir da articulação entre questões sociais e ambientais. Ele também tem uma abordagem crítica em relação à religião, propondo uma análise das relações entre fé e política.

Em suas obras, Löwy defende uma leitura crítica do marxismo, resgatando algumas das ideias de autores como Walter Benjamin e György Lukács, para pensar questões como a revolução e a cultura. Ele também tem sido um crítico do chamado "marxismo ocidental", que ele considera como uma forma de traição ao marxismo original.

Em resumo, Michael Löwy é um pensador crítico que tem contribuído significativamente para o desenvolvimento de teorias e práticas políticas radicais, com foco na defesa do meio ambiente, dos direitos sociais e da emancipação humana.

***

Curtiu? Siga nossas redes 





Postar um comentário

0 Comentários