Theotônio dos Santos: Um Marxismo Brasileiro
Theotônio dos Santos foi um economista, sociólogo e cientista político brasileiro que foi uma figura proeminente no movimento da Teoria da Dependência na América Latina. Ele nasceu em 8 de junho de 1936, em Minas Gerais, Brasil, e faleceu em 27 de março de 2018.
Contextualmente, Theotônio dos Santos foi ativo durante um período de grande agitação social e política na América Latina. Nos anos 1960 e 1970, a região foi marcada por ditaduras militares, desigualdade social e subdesenvolvimento econômico. Foi durante esse período que Theotônio dos Santos e outros intelectuais desenvolveram a Teoria da Dependência, que procurava explicar as causas do subdesenvolvimento no Sul Global e propor modelos econômicos alternativos.
Theotônio dos Santos escreveu vários livros influentes sobre a Teoria da Dependência, incluindo "Desarrollo e Civilizacion, "Impaces da Globalização "e "Teoria de la dependencia: Balance y perspectivas". Nestas obras, ele argumentou que o subdesenvolvimento no Sul Global não era resultado de fatores internos, como falta de esforço ou educação, mas sim consequência da relação desigual entre nações desenvolvidas e subdesenvolvidas. A teoria propunha que os países desenvolvidos mantinham sua dominação econômica sobre os países subdesenvolvidos por meio de um sistema complexo de dominação econômica, política e cultural.
Theotônio dos Santos desenvolveu vários conceitos-chave na Teoria da Dependência, incluindo "núcleo" e "periferia". O núcleo se referia aos países desenvolvidos, que mantinham a dominação econômica através do controle de tecnologia, capital e comércio. A periferia, em contraste, referia-se aos países subdesenvolvidos, que eram dependentes do núcleo para investimento, tecnologia e comércio. Ele também desenvolveu o conceito de "troca desigual", que se referia à maneira como os países desenvolvidos usavam seu poder econômico para extrair recursos e trabalho dos países subdesenvolvidos a preços que favoreciam o núcleo.
Em geral, Theotônio dos Santos foi uma figura líder no movimento da Teoria da Dependência na América Latina e fez contribuições significativas para o estudo do desenvolvimento e subdesenvolvimento econômico.
0 Comentários