Após a Revolução Vietnamita em 1975, o país experimentou grandes mudanças políticas e econômicas. Aqui estão alguns dos principais fatos políticos e ações, bem como o crescimento econômico, do Vietnã década a década desde então:
Década de 1970:
Em 1976, o Vietnã do Norte e do Sul se uniram para formar a República Socialista do Vietnã, com Hanói como capital.
O país sofreu graves consequências econômicas e sociais causadas pela Guerra do Vietnã e pela política econômica socialista do governo.
Década de 1980:
Em 1986, o governo vietnamita implementou a política de Doi Moi, que introduziu reformas econômicas de mercado e permitiu investimentos estrangeiros no país.
O Vietnã também se envolveu em conflitos militares com o Camboja e a China durante esta década.
Década de 1990:
O Vietnã aderiu à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) em 1995.
O país também normalizou as relações com os Estados Unidos em 1995, o que ajudou a aumentar o comércio e os investimentos.
Década de 2000:
O Vietnã aderiu à Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2007.
O país também experimentou um rápido crescimento econômico, impulsionado pela produção e exportação de bens manufaturados e pela atração de investimentos estrangeiros.
Década de 2010:
O Vietnã se tornou um dos países de maior crescimento econômico do mundo, com taxas médias de crescimento de cerca de 6% ao ano.
O país também participou ativamente de negociações de acordos comerciais internacionais, como o Acordo de Livre Comércio Transpacífico (TPP) e o Acordo de Parceria Transpacífico Abrangente e Progressista (CPTPP).
Década de 2020:
O Vietnã enfrentou desafios econômicos significativos devido à pandemia de COVID-19, mas ainda assim conseguiu manter um crescimento positivo em 2020.
O país também assumiu a presidência rotativa da ASEAN em 2020 e sediou a cúpula da organização virtualmente devido à pandemia.
0 Comentários