Smashing punpkins: O Rock de origem Real

 Smashing punpkins: O Rock de origem Real

The Smashing Pumpkins é uma banda de rock alternativo americana fundada em 1988 em Chicago, Illinois. O grupo é liderado pelo vocalista e guitarrista Billy Corgan e inclui atualmente o baixista Jack Bates e o baterista Jimmy Chamberlin. A banda é conhecida por seu som distintivo que combina elementos de gêneros como shoegaze, gótico e heavy metal, assim como suas letras introspectivas e pessoais. Entre os álbuns de maior sucesso da banda estão "Siamese Dream" (1993) e "Mellon Collie and the Infinite Sadness" (1995).

A banda Smashing Pumpkins foi uma das mais influentes na cena do rock alternativo dos anos 90 e sua música e cultura foram objeto de análise por diversos autores,ou conceitos podem ser usados para tal, incluindo Greil Marcus, Michael Azerrad,  Sarah Thornton e Simon Reynolds. Embora cada um tenha abordado a obra da banda de diferentes perspectivas, todos concordam que a banda teve um impacto significativo na cultura e na sociedade da época.

A teoria de Ernst Bloch, filósofo e teórico marxista alemão, fornece uma perspectiva única para compreender a relação entre a música da Smashing Pumpkins e a sociedade. Segundo Bloch, "a música é uma força contra a opressão, expressando a alienação do trabalhador e questionando as relações sociais e econômicas dominantes" (Bloch, 1985).

A música da Smashing Pumpkins pode ser entendida através desta perspectiva como forma de resistência e de expressão da alienação da geração X, justamente ao exibir suas mazelas. A música da banda reflete as tensões sociais, políticas e pessoais da época, e pode ser vista como uma forma de visualizar "um futuro melhor e trabalhar para alcançá-lo" (Bloch, 1985) a partir de sua própria negação. Além disso, a música da Smashing Pumpkins pode ser interpretada como um meio de manifestação da insatisfação e da busca por mudanças sociais, conforme prevê Bloch em sua teoria da "Esperança Ainda não Realizada" (Bloch, 1985), justamente pela falta de esperança.

Alguns trechos de músicas da Smashing Pumpkins que podem ser usados para ilustrar as ideias acima incluem( em tradução livre):

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"Today" ("Hoje"): "Today is the greatest day I've ever known / Não posso viver pelo amanhã, o amanhã é muito longo / Eu vou queimar meus olhos antes de sair"

"Disarm" ("Desarmar"): "O assassino em mim é o assassino em você / Meu amor, eu sou igual a você"

"Bullet with Butterfly Wings" ("Balas com asas de borboleta"): "Apesar de toda a minha raiva, ainda sou apenas uma rato em uma jaula"

"1979" ("1979"): "Nós éramos os reis e as rainhas / Da promessa éramos reis / Da Terra da Promessa"

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Estes trechos evidenciam a introspecção e a personalidade da música da Smashing Pumpkins e como eles refletem as tensões sociais e pessoais da época, além de questionarem a opressão e a buscarem uma mudança para um futuro melhor.

Em resumo, a perspectiva de Ernst Bloch oferece uma forma aprofundada de compreender a relação entre a música da Smashing Pumpkins e a sociedade dos anos 90, destacando a importância da música como forma de resistência e de expressão da alienação, tentando ser a partir do não ser. A obra de Bloch é essencial para aqueles interessados em compreender a relação entre música e sociedade a partir de uma perspectiva crítica.



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