Dia mundial de homenagem as vítimas do holocausto
As vítimas do Holocausto incluíram judeus, ciganos, homossexuais, deficientes mentais e físicos, prisioneiros de guerra soviéticos e políticos e religiosos oponentes do regime nazista. Os nazistas tinham uma ideologia de superioridade racial e visavam a "limpeza" da sociedade alemã de pessoas consideradas inferiores. Isso levou ao assassinato de cerca de 6 milhões de judeus e milhões de outras vítimas de forma sistemática e planejada.
Para o historiador italiano Domenico Losurdo, o nazismo é um movimento político que se caracteriza por sua oposição à democracia e ao socialismo, e pela defesa de uma ética de guerra e de um projeto de dominação global. Ele argumenta que o nazismo é uma forma extrema de fascismo e que compartilha muitas das mesmas características de outros movimentos fascistas, como o uso da violência e da repressão para alcançar os objetivos políticos. Além disso, Losurdo destaca que o nazismo foi uma forma de reação conservadora às mudanças sociais e econômicas da época e que seu objetivo final era a conquista de um império mundial baseado na superioridade racial.
A Terceira Internacional, também conhecida como Comintern, foi uma organização comunista que existiu de 1919 a 1943. Foi estabelecida pelo Partido Comunista da União Soviética (CPSU) para promover a revolução comunista em todo o mundo.
A Terceira Internacional adotou uma resolução sobre o fascismo em 1935, que o definia como "a ditadura terrorista aberta dos elementos mais reacionários, mais chauvinistas e mais imperialistas do capital financeiro". De acordo com esta resolução, o fascismo se caracterizava pela supressão dos direitos dos trabalhadores e pela supressão da oposição política, e era visto como uma ferramenta da classe capitalista para manter seu poder e explorar a classe trabalhadora.
Em suma, a Terceira Internacional definiu o fascismo como uma forma de ditadura capitalista, caracterizada pela supressão dos direitos dos trabalhadores e oposição política, que é usada para manter o poder da classe capitalista.

0 Comentários